segunda-feira, 19 de junho de 2017

Movimento brasileiro de solidariedade a Cuba lança Moção de repúdio contra medidas de Trump

Delegados da XXIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba - 17 de junho de 2017 - Belo Horizonte. Foto: Consulado de Cuba/Salvador



Na última sexta-feira (16), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o cancelamento do acordo firmando, em dezembro de 2014, pelo presidente de Cuba, Raúl Castro, e pelo ex-presidente estadunidense, Barack Obama. Com um discurso típico da guerra fria, o atual mandatário estadunidense ainda reafirmou seu apoio pessoal ao bloqueio contra Cuba, política adotada desde década de 60 e que não foi alterada por Obama. Cuba reagiu às medidas de Trump dizendo que qualquer estratégia voltada para mudar o sistema político, econômico e social de Cuba estará condenada ao fracasso.

O movimento brasileiro de solidariedade a Cuba, que estava reunido em Belo Horizonte, aproveitou a oportunidade e lançou uma Moção de repúdio contra a nova política dos EUA em relação a Cuba.

Leia o documento na íntegra:

Moção de repúdio contra às medidas de Trump contra Cuba

Senhor Presidente Donald Trump,

Os delegados da 23ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, reunidos na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais/Brasil, formada por centenas de militantes da Solidariedade, de 17 Estados mais o Distrito Federal , vêm repudiar a explícita hipocrisia da decisão unilateral de vossa excelência,em romper o acordo histórico de aproximação entre Cuba e os Estados Unidos, firmado na administração do ex-presidente Barack Obama, que desconsidera ainda, a decisão soberana de 82% dos cidadãos estadunidenses favoráveis ao fim do criminoso bloqueio econômico, financeiro e comercial que traz perdas irreparáveis ao governo e ao povo cubano, que ao longo deste 55 anos já causou perdas de mais de 125 mil 873 milhões de dólares a Ilha, que obrigatoriamente deverão ser ressarcidas. Para nós, estas medidas tentam retirar de Cuba seu exemplo de resistência e luta para avançar nas conquistas de uma política de bem estar social e de solidariedade com o mundo, intervindo ainda no direito soberano de outros países em fortalecer sua integração política, econômica e social com Cuba.

Presidente Trump, a proposta de um novo acordo unilateral sem considerar a vontade soberana do povo cubano, um povo livre e altivo, que lutou bravamente para ser dono do seu destino, demonstra que o seu governo veio com a intenção de destruir o esforço mútuo entre duas nações em estabelecer uma relação de paz. Ainda, o senhor ignora a última votação histórica na 71ª Assembleia Geral da ONU em 2016, onde 191 países, dos 193 membros da ONU, se posicionaram contra o bloqueio a Cuba, com a abstenção de seu pais e de Israel.

Outro aspecto desta pretensiosa e agressiva medida de intervir na decisão soberana dos povos e de Cuba, e dos países da nossa América, foi em anunciar tal medida em um estado reconhecidamente como covil de financiamento, planejamento ofensivo e de abrigo a terroristas contra Cuba e outras nações, como a nossa querida irmão Venezuela. Ainda, ignorando a base naval e centro de tortura de Guantánamo, ferindo os direitos humanos e desrespeitando o direito internacional.

Por fim, reiteramos nosso incondicional apoio a Cuba e valoroso, corajoso e destemido povo cubano, e estamos dispostos a intensificar a nossa solidariedade e fortalecer a nossa luta, mais irmanada aos amigos incondicionais da luta cubana, a denunciar ao mundo e empreender esforços para o enfrentamento desta política imperialista, inimiga da humanidade, que descaracteriza a democracia, desrespeita o direito internacional, para invadir países, provocar guerras, assassinar inocentes, para usurpar da riqueza dos povos.

Belo Horizonte, 17 de junho de 2017.