segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Cubanos celebram efemérides por início de luta libertária em 1868

Havana, 10 out (Prensa Latina) Cuba celebra hoje os 148 anos do início da luta independentista contra o colonialismo espanhol efetuada em 10 de outubro de 1868, quando Carlos Manuel de Céspedes libertou os escravos do engenho La Demajagua.


Em todas as províncias do país, a colocação de oferendas florais e outras atividades homenagearão o denominado 'Pai da Pátria', que libertou seus escravos com o objetivo de pôr fim a séculos de exploração.

Como é tradicional, a atividade central nacional se desenvolve no mesmo lugar, atualmente Parque Nacional localizado na oriental província de Granma.

O evento permitirá a nativos e estrangeiros recordar aquele dia no qual Céspedes decretou a liberdade de seus escravos e os convocou para juntos iniciar uma batalha contra a Espanha, acontecimento que ficou marcado na história como o 'Grito de Yara'.

Então, centenas de homens uniram-se a Céspedes, que tinha como propósito conquistar a soberania plena da pátria e abolir a escravidão.

Apesar de naquele período não conseguirem concretizar a independência, neste 10 de outubro os cubanos comemoram a fundação de uma Revolução que depois de mais de um século, perdura e continua firme seu desenvolvimento, segura de que nenhuma das manobras do império cerceará seu legado.

Fonte:Prensalatina
http://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=2728&SEO=cubanos-celebram-efemerides-por-inicio-de-luta-libertaria-em-1868