quarta-feira, 23 de março de 2016

Obama reconhece avanços de Cuba em áreas como saúde e educação


Em uma declaração à imprensa realizada ao lado do mandatário cubano, Raúl Castro, do Palácio da Revolução, o chefe de Estado norte-americano afirmou que seu país reconhece o progresso da ilha antilhana como nação.

Obama, o primeiro representante estadunidense que visita Havana em quase 90 anos, defendeu que Cuba é soberana e tem todo o direito de possuir o orgulho que tem.

Sobre a reunião oficial celebrada nesta segunda-feira durante mais de duas horas com Raúl Castro, Obama expressou que foram realizadas conversas francas e honestas sobre as diferenças existentes entre seus respectivos governos.

Ao mesmo tempo, agradeceu a cortesia do mandatário anfitrião e ressaltou a importância de sua visita, ao recordar que por mais de meio século foi impensável ver em Cuba um presidente dos Estados Unidos.

"Mas, este é um novo dia entre nossos dois países", expressou o chefe de Estado, quem reconheceu que os dois países têm valores compartilhados.

Minhas filhas queriam vir a Cuba, ver sua beleza e conhecer os cubanos, os quais nos receberam ontem com sorrisos e cumprimentos, acrescentou Obama, para depois relembrar o percurso que realizou ontem por Havana Velha e seu jantar em um restaurante desta capital.

E ainda, manifestou que nesta manhã pôde render homenagem ao Herói Nacional de Cuba, José Martí, e destacou tanto seu papel na independência cubana como suas palavras profundas de apoio à liberdade em todas as partes.