terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Um pouco de história do Memorial Hélio Dutra.


Em 2009, ao conhecer o Taller de Transformación Integral del Barrio Príncipe, em Havana, surgiu a possibilidade de fundar o  “Rincón del Brasil en Cuba”. O Taller realiza trabalhos comunitários, com a participação de moradores e possui diferentes projetos que incluem pintura, artes marciais, cultivo de plantas medicinais,  música popular cubana, curso de modelo, entre outros, do qual fazem parte grupos de jovens, de idosos e de moradores do Bairro.

Nada melhor do que abrigar neste espaço o Memorial Hélio Dutra (vide biografia), brasileiro que viveu nesse  bairro e que primou sua vida pelo estreitamento das relações entre brasileiros e cubanos e, ao lado da sua mulher Ela Álvarez Delgado, prestaram sempre a sua solidariedade em todos os campos.

O projeto foi aprovado em Janeiro de 2010 pela Assembléia Municipal do Poder Popular do Município Plaza de la Revolución. Nestes 5 anos foi construída uma sala no interior do Taller, com a contribuição financeira e de trabalho voluntário de amigos cubanos e brasileiros e a idéia do Memorial se transformou em realidade.  Neste espaço são realizadas diferentes atividades que revelam a cultura brasileira, assim como comemoração de datas históricas.

O Memorial está aberto à visitação pública, ainda que necessite dar continuidade ao processo de sua consolidação e aprimoramento.

Está localizado próximo à Universidade de Havana – Calle Zapata, 951, entre Basarrate y Mazón. Município Plaza de la Revolución. La Habana.


Objetivos:

● Divulgar a cultura cubana e brasileira entre brasileiros e cubanos, por meio da realização de atividades culturais e artísticas;

● Estreitar os laços de amizade e solidariedade;

● Intensificar o intercâmbio científico, cultural e artístico entre os dois países;

● Desenvolver atividades comemorativas das datas históricas dos dois países;

Atividades:

● Culinária (Brasil e Cuba – diferentes regiões);

● Músicas (Brasil e Cuba);

● Exposições de pintura, escultura e artesanato (Brasil e Cuba);

● Curso de português;

● Acervo bibliográfico de literatura, cinema, artes em geral, política, história e arquitetura;

● Acervo de CDs e DVDs;

● Oficinas sobre diferentes temas sobre a realidade brasileira e cubana;

● Comemorações de datas históricas de Cuba e do Brasil.

Contatos: telefones 78780513, 78785972 (em Havana) e e-mail ramonvenegas@nauta.cu e (61) 82130124 e e-mail dorita@unb.br (no Brasil)

Esperamos sua visita!

Fonte: NESCUBA